Estresse: Como Identificar, Lidar e Superar os Desafios do Dia a Dia

O que é estresse?

Estresse pode ser definido como um estado de preocupação ou tensão causado por uma situação difícil. Estresse é uma resposta humana natural que nos leva a enfrentar desafios e ameaças em nossas vidas. Todos experimentam estresse em algum grau. A maneira como respondemos ao estresse, no entanto, faz uma grande diferença em nosso bem-estar geral.

Como o estresse nos afeta?

O estresse nos afeta como um todo. Um pouco de estresse é bom como um motivador e pode nos ajudar a realizar atividades diárias. Muito estresse pode causar Sofrimento. Aprender a lidar com o estresse pode nos ajudar a nos sentir menos sobrecarregados e apoiar nosso bem-estar.

Todos respondem ao estresse da mesma forma?

Não, todos reagem de forma diferente a situações estressantes de acordo com a própria história. Rede de apoio, estilos de enfrentamento e sintomas de estresse variam de pessoa para pessoa e, por isso, o Sofrimento não necessariamente estará presente em todos os casos.

Quais são os sinais de Sofrimento?

O Sofrimento dificulta o relaxamento e pode vir acompanhado de uma série de emoções e sensações. Quando sofremos, podemos ter dificuldade para nos concentrar. Podemos sentir dores de cabeça ou outras dores no corpo, dor de estômago ou problemas para dormir. Podemos perder o apetite ou comer mais do que o normal. O Sofrimento crônico pode piorar problemas de saúde pré-existentes e pode aumentar nosso uso de álcool, tabaco e outras substâncias.

Situações como o Sofrimento também podem causar ou agravar condições de saúde que exigem acesso a cuidados de saúde. Quando sofremos com Transtornos Mentais, pode ser que nossos sintomas se tornem persistentes e comecem a afetar nossos laços sociais, Atividades Instrumentais de Vida Diária e Atividades de Vida Diária.

Devemos esperar ficar estressados ​​em situações difíceis?

Sim, é natural se sentir estressado em situações desafiadoras, como entrevistas de emprego, provas escolares, cargas de trabalho irrealistas, um emprego inseguro ou conflito com a família, amigos ou colegas. Para muitas pessoas, o estresse diminui com o tempo, conforme a situação melhora ou conforme aprendem a lidar emocionalmente com a situação. O estresse tende a ser generalizado durante eventos como grandes crises econômicas, surtos de doenças, desastres naturais, guerras e violência comunitária.

Como posso controlar o estresse?

Sono – Cuide do seu descanso

Dormir o suficiente é importante para nós. O sono relaxa, repara e pode ajudar a reverter o efeito do estresse. Bons hábitos de sono incluem manter uma rotina antes de dormir. Evite refeições pesadas, cafeína e álcool à noite.

Alimentação – Descascar mais e desembalar menos

Busque mais alimentos in natura. O que comemos e bebemos pode afetar nossa saúde. Tente ter uma dieta com menos produtos industrializados e mais produtos naturais, além de comer em intervalos regulares e beber bastante água. Diminuir as quantidades e aumentar a duração das refeições também costumam ser excelentes apoiadores.

Atividades físicas – Mente sã, corpo são

Exercícios regulares podem ajudar a reduzir os indicadores de estresse. Isso pode incluir caminhadas ritmadas, bem como exercícios mais intensos, a depender da sua disponibilidade. Dê preferência para práticas em grupos em espaços ao ar livre e quanto mais natural melhor! A orientação aqui é “mais verde, mais azul e contato com o sol”. Mas se essas condições não são facilmente acessíveis para você o importante é: movimente-se. Estar fisicamente ativo durante o dia pode ajudar você a dormir mais facilmente à noite. 

Rede de apoio – Conecte-se com outras pessoas

Mantenha contato com familiares e amigos, compartilhe suas preocupações e sentimentos com pessoas em quem você confia e ouça o que elas têm a dizer. Conectar-se inteiramente com outras pessoas pode melhorar nosso humor e nos ajudar a nos sentir menos estressados.

Autorregulação – Treino de habilidades

São duas as formas de atuação para uma autorregulação visando o manejo do Sofrimento decorrente do estresse agudo e/ou crônico:

  • base-topo – com estimulações corporais como, respirações ou massagens, que concorrem com a situação estressora e visam nos induzir a um estado de relaxamento. Muito usado para momentos de crise; 
  • topo-base – através de técnicas que utilizam fala e visualizações e que visam desabilitar as condições causadoras do Sofrimento pelo estresse de longo prazo e favorecer características mentais mais flexíveis.

Deixe um comentário

11 + 7 =